quarta-feira, 2 de abril de 2008

A legalização

por Laura Buoro Cortizo

Como uma religião nascida no meio da floresta amazônica, não muito conhecida, mas muito polêmica, esta religião nos surpreendeu com a criação de um evangelho dentro da floresta. Para os seguidores do Santo Daime, esse evangelho é chamado de Terceiro Testamento, segundo os daimistas, uma leitura do cristianismo à luz da ahyausca. Daimistas, seguidores de um homem pobre, analfabeto e que vive no meio da floresta, buscam uma vida mais espiritualizada e harmoniosa com a natureza.
Como a maioria de vocês que estão lendo, eu acredito, devem estar achando isso uma loucura e até dando risada. Pois é, foi a mesma reação que eu tive. Nunca tinha ouvido falar nessa religião, ou melhor, nessa doutrina religiosa, até quando foi cogitado a ser o tema escolhido para o nosso trabalho. A princípio a minha primeira reação foi discordar, afinal como eu iria escrever sobre uma coisa que eu não faço a menor idéia do que seja. Nunca ao menos tinha ouvido falar.
Quando pensei em discordar, também pensei no tal etnocentrismo. Essa história de chá e doutrina no meio da amazônia pra mim era muito estranho, foi então que prestei mais atenção e percebi que só estava enxergando o meu lado e a minha opinião como certa. Resolvi relativizar, entender o outro lado e descobrir um "outro" como certo também, e não apenas o "eu". Foi quando comecei em busca de informações e conhecimento sobre os daimistas.
Desde os anos 60 o Santo Daime é acompanhado por médicos, antropólogos, pesquisadores, polícia federal e exército. Foi o início do processo de legalização. Essas comissões só tiveram pareceres positivos em relação à tal seita ainda na época.
Em 1984, através do CONFEN - Conselho Federal de Entorpecentes, orgão do Ministério da Justiça encarregado de planejar e gerir a política governamental sobre o uso de drogas e fármacos, foi criada uma Comissão de Trabalho para estudar específicamente a questão do uso ritual da ahyauasca. Ao longo de 1985 e 1986, este grupo realizou diversas visitas às comunidades usuárias, inclusive ao Céu do Mapiá, onde confirmou os pareceres positivos das comissões anteriores.
Foram constatados novamente um elevado grau de organização social, solidariedade, coesão e capacidade de trabalho da comunidade. Os indicadores de qualidade de vida lá encontrados (ausência de alcoolismo, desnutrição crônica, mortalidade infantil e delinquência quase 0, ausência de violência, padrões dignos de moradia, alimentação e trabalho) levaram o Grupo de Trabalho do CONFEN a concluir, em 1987 que:
"os rituais religiosos realizados com a bebida sacramental Santo Daime/Ahyauasca não traziam prejuízos à vida social e sim, contribuiam para a sua maior integração, sendo notório os benefícios testemunhados pelos membros dos grupos religiosos usuários"
Tendo à partir daí a nova religião surgida no Brasil. Aqui vamos ter a oportunidade que conhecer um pouco mais sobre o que se trata, e não apenas olhar achando tudo uma loucura.

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